Como comprovar que você é um viciado em leitura

Ler é sempre muito bom, mas ler em excesso pode não fazer tão bem assim. Por mais que a leitura posso ajudar você a melhorar em muitas coisas e também a relaxar, é preciso ter cuidado com a leitura em demasiado. Passar noites em claros lendo ou deixar de fazer algo por conta de um livro não é o melhor caminho. Por isso, separamos algumas fases que podem ajudar você a verificar se você é ou não é um viciado em leitura:

Você se nega a sair com seus amigos


Tudo bem em passar uma tarde lendo ou até um final de semana, mas deixar de ter uma vida social por conta disso não é saudável. É preciso conciliar a sua vida de ‘nerd’ com seus amigos. Além do mais, o livro vai continuar lá quando você chegar, seus amigos podem não ser tão compreensivos quanto os seus livros.

Você sempre tem um livro na bolsa


Sempre que sai de casa, você lembra-se de colocar um livro na bolsa. Até aí tudo bem, sair pro trabalho naquele trânsito, precisando pegar um metrô que vai demorar horas pra te levar no seu destino final. Esse é um momento ótimo pra ler e aproveitar o tempo ‘tranquilo’. Mas se você começar a levar livros até pra balada ou barzinho, aí precisamos fazer uma intervenção. Quando sair com seus amigos, esconda o livro e vá socializar.

Você já perdeu o seu ponto/parada porque estava muito concentrada em sua leitura


Esse é um dos perigos ao ler um livro durante o caminho do seu destino. Se você vai trabalhar e está lendo um livrinho enquanto não chega ao trabalho, você pode acabar perdendo a parada que você precisa descer.

Você tem livros espalhados pela casa inteira


Um viciado em leitura tem mais livros do que pode contar ou ler. Normalmente você vai encontrar livros espalhados pela casa inteira. É preciso ter cuidado, tudo bem que você gosta de ler, mas uma compulsão por comprar livros não vai fazer ao seu orçamento.